A geografia lingüística no Brasil
* Leitura do texto: A geografia lingüística no Brasil. E produção de Resenha
A geografia lingüística no Brasil (Ática. Silvia Figueiredo Brandão), em seu capítulo “Variações Lingüísticas”, faz um apanhado geral da utilização da língua, sua origem e formação, suas influências, e seus modificadores. De forma envolvente, Silvia faz uma análise tão completa da utilização da língua no Brasil, que é possível se ter uma noção bem precisa, sendo lido por qualquer pessoa de outro país.
O foco do texto é a língua e sua aplicação nas regiões, que são modificadas pela tradição do local, ao passo que influi para a renovação e transformação constante. Frisando a cultura de um povo como sendo projetada pela língua que esse povo fala, já que ao falar é transmitido pelo autor tantos dados, que é possível identificar a que grupo o interlocutor pertence. A autora o faz com tanta propriedade, expondo exemplos típicos e característicos das variações lingüísticas no Brasil, como o sotaque dos habitantes do Sul, e até mesmo dos fundadores da língua, os portugueses.
A utilização de uma linguagem acessível, facilita a compreensão e auxilia no entendimento do texto, que em todo seu desenvolvimento transcorre de forma retilínea, a fim de descrever a forma do português no Brasil, contextualizando exemplos. Sem dúvida uma obra de suma importância não só para os brasileiros, como também para todos os habitantes dos dez países que tem o português como língua mãe, visto que é uma tradução de como a língua portuguesa foi adaptada e adequada à realidade brasileira.
Comentários
Postar um comentário
Comente!