Analfabetologia, você sofre?

"Mãe, a senhora vai ter que ir, em Iniciar, Executar, digitar dxdiag, verificar se a interface do sistema operacional, corresponde ao sistema SO indicado, caso contrário, vai ter que dar boot pelo DOS, pra formatar o Windows".

Quantas palavras fazem sentido na frase?

[   ] Só o Mãe, e o Windows
[   ] 2 ou mais
[   ] Tá me zuando?
[   ] Tudo, sou fera

O avanço tecnológico, se faz desproporcionalmente ao seu acesso, ao passo que a Intel lança um processador a cada duas semanas, centenas de pessoas ficam isoladas por mêses de uma sala de aula pra aprender pra que serve um processador.
Podemos reconhecer entretanto que o número de pessoas que se interessam em aprender as novas tecnologias vêm crescendo de forma veloz, no entanto o número de cidadãos analfabetólogos ainda é enorme. Excetuando os "integrados" digitais, que conseguem aprender a acessar o orkut e o msn, com certa dificuldade.
No 13º BPM em Teixeira de Freitas, existe um núcleo de acesso a informática, gratuito, sem fins educacionais, somente com fins de facilitação aos computadores, para elaboração de currículos, digitação de trabalhos, upload de fotos, qualquer finalidade possível para um computador. Na última quinta feira fui pra esse centro, que possui 16 computadores, por volta das 14h, sentei nas últimas fileiras, e o layout de "sala de informática", permite visualizar qualquer tela de qualquer computador. Pois bem.
Nas quatro seguidas horas as quais estive alí naquela sala, só vi uma pessoa que passou seus 30 minutos sem acessar o orkut/msn.
Pra quem axa que o orkut lidera o ranking dos sites de relacionamento pessoal, ele fica atrás do myspace. Mas o que intriga não é o fato de acessarem em específico o orkut! Afinal, o orkut vicia MEU ORKUT.. kkkkk
Mas sim o fato de não se procurar conhecer a máquina que se está operando, não há curiosidade em busca de conhecimentos, nem mesmo nos aplicativos elementares para uma convivência harmoniosa entre operador x máquina, o velho editor de texto ou de planilhas. O editor de planilhas virou um bixo-papão, nem se fala, falta uma busca por aprendizado, já que hoje está tudo tão óbvio e fácil, na minha época não existia uma briosa ferramenta como o Youtube, que maravilha, que disponibiliza centenas de milhares de vídeos pra todos os gostos, aulas com áudio, sem áudio, com ou sem legenda... enfim, que as pessoas busquem o conhecimento, por que este, ninguém tira!

Comentários