CRISE ÉTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA E A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA


CRISE ÉTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA E A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alisson Soares[1]

Resumo:                                                                                                                                       .
Este estudo buscou levantar as atuais modificações sociais que indicam uma certa crise ética, e em contra partida, buscou analisar o comprometimento do professor de educação física no processo de intervenção e transformação comportamental, basicamente na educação básica refletindo em toda sociedade.
Palavras-chave: Crise Ética, Educador Físico, Educação Infantil

Abstract:                                                                                                                                     .
This study it searched to raise the current social modifications that indicate a certain ethical crisis, and in against departure, sought to analyse the commitment of physical education teacher in the process of intervention and behavioral transformation, reflecting primarily in early childhood education throughtout society.
Keywords: Ethics Crisis, Physical Educator, Early Childhood Education

Introdução:                                                                                                                                 .
O primeiro a tentar organizar um conceito para Ética foi Aristóteles, classificando as virtudes como a justiça, a amizade e os valores morais, os quais representam os costumes que são basilares para organização social, na linha do tempo da história Nicolau Maquiavel contrapôs essa idéia, e defendeu a adoção de uma moral própria em relação ao Estado, disassociando os princípios éticos dos princípios cristão que era predominante. No Brasil é impossível afirmar a cerca de uma postura ética estável, desde o polêmico “descobrimento” das terras brasileiras o território brasileiro teve sempre como objetivo a exploração financeira, e demorou a germinar sementes de regras sociais, ética e moral.

1. Crise Ética:                                                                                                                             .
Hoje em dia boa parte dos problemas nacionais giram em torno da ética, ou da ausência dela, o esquema que se instalou onde a sociedade gira em torna dos poderes e elites financeiras provocaram diversas reflexões, novos valores tem se estabelecidos, o dinheiro e o poder passa a ter mais valia que a própria vida, e um aparthaid é formado entre os que “pisam” e os que são “pisados” colocando pessoas iguais em planos diferentes. Por conseguinte existe uma falta de ética generalizada em todos os tipos de relação, o “jeitinho brasileiro” banalizado e até incentivado, onde a individualidade é apreciada, e o valor coletivo é menosprezado, o respeito mútuo tende a desaparecer ao passo que cada um busca a sua própria maneira, independente da forma pela qual possa ser obtida, passando por cima não mais só de barreiras, mas de pessoas.
Os reflexos são evidentes, uma onda de violência que se alastra vertiginosamente, chegando aos mais longínquos lugares, abalando as relações, e o comportamento, exaurindo a tranquilidade e a paz. Os valores estão deturpados, e a cada dia as pessoas se tornam mais conscientes de que é errado ser certo como proferiu Rui Barbosa tempos atrás “(...) de tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

2. Professor de Educação Física:                                                                                              .
Família, Sociedade, Escola, por ordem são as instituições, formadoras, deformadoras e transformadoras de cada ser, principalmente no período infantil, onde tecnicamente está dentro dessas três esferas interventivas, sofrendo as influências diretas diuturnamente da própria família, de pessoas que os cercam e formam seu convívio social, e na escola, onde são expostas a uma enorme gama de conhecimentos e também valores, transmitidos por aqueles que dedicam seu tempo por um ideal transformador, os professores. Concordando com David (2002) “Para estes movimentos sociais, o educador – cidadão do mundo real – deveria ser compreendido, antes de tudo, como um profissional da educação com o domínio dos conhecimentos específicos de sua área e os saberes pedagógicos necessários para a sua aplicabilidade na escola, respaldado por uma competência política que assegurasse um agir social com vistas à transformação da realidade como um todo.”
O professor de educação física é esse educador também, que detém certo conhecimento na sua área, e também exerce competência para transformar a realidade, e essa missão que muitos têm que enfrentar em seus ambientes de trabalho, diante de tal crise ética, cabe-lhes mostrar novos horizontes, ou reaver e adaptar pontos de vistas mais éticos e morais. Tal discurso se apoia na crescente necessidade dos jovens expostos a tais deformidades sociais, que também influenciam outras pessoas ao passo que também são influenciadas.

3. Educação Básica:                                                                                                                  .
A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil e compreende três etapas: a educação infantil (para crianças de zero a cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos). Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
A educação infantil tem como foco o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e social da criança. As atividades realizadas são um complemento à ação das famílias e das comunidades, portanto é o alvo principal das transformações, Fase Sensório Motor e Pré Operatório, conforme sugere Piaget em sua percepção de idade x aprendizado.
Portanto o grande foco nessa fase, onde é possível introduzir percepções, valores, conhecimento que a criança carregará para sempre, desenvolvendo noções de solidariedade, companheirismo, caridade, tudo estará instalado no subconsciente de modo que refletirá em todas as atitudes dela no futuro.
O professor de Educação Física tem muitas ferramentas para interferir no desenvolvimento infantil, já que propõe atividades físicas que vão além do trabalho do corpo, aliado a reflexões sensitivas, sinestésicas e emocionais.

3. Referências:                                                                                                                            .

BARBOSA, Rui. Obras Completas, Rui Barbosa. Rio de Janeiro: Senado Federal. v. 41, t. 3, 1914, p. 86
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRYCH, F. A sociedade brasileira passa por uma profunda crise ética e moral – Disponível em , Acessado em 8 de junho de 2013.
DAVID, N. A. N. A formação de professores de educação física e as Diretrizes CurricularesNacionais. Anais da Câmara dos Deputados. Brasília, 2001.
LUSTOSA, H. K. A crise da ética na sociedade brasileira – Disponível em < http://goo.gl/Aq9Ro> , Acessado em 11 de junho de 2013.


[1] Acadêmico de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Sócio proprietário da SiMova Assessoria Esportiva. Email: alisson.soares@me.com

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