CRISE ÉTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA E A INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
CRISE ÉTICA DA SOCIEDADE BRASILEIRA E A
INTERVENÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Alisson Soares[1]
Resumo:
.
Este estudo
buscou levantar as atuais modificações sociais que indicam uma certa crise
ética, e em contra partida, buscou analisar o comprometimento do professor de
educação física no processo de intervenção e transformação comportamental,
basicamente na educação básica refletindo em toda sociedade.
Palavras-chave: Crise Ética, Educador
Físico, Educação Infantil
Abstract: .
This study it
searched to raise the current social modifications that indicate a certain
ethical crisis, and in against departure, sought to analyse the commitment of physical
education teacher in the process of intervention and behavioral transformation,
reflecting primarily in early childhood education throughtout society.
Keywords: Ethics Crisis, Physical
Educator, Early Childhood Education
Introdução: .
O primeiro a
tentar organizar um conceito para Ética foi Aristóteles, classificando as
virtudes como a justiça, a amizade e os valores morais, os quais representam os
costumes que são basilares para organização social, na linha do tempo da
história Nicolau Maquiavel contrapôs essa idéia, e defendeu a adoção de uma
moral própria em relação ao Estado, disassociando os princípios éticos dos
princípios cristão que era predominante. No Brasil é impossível afirmar a cerca
de uma postura ética estável, desde o polêmico “descobrimento” das terras
brasileiras o território brasileiro teve sempre como objetivo a exploração
financeira, e demorou a germinar sementes de regras sociais, ética e moral.
1. Crise Ética: .
Hoje em dia boa
parte dos problemas nacionais giram em torno da ética, ou da ausência dela, o
esquema que se instalou onde a sociedade gira em torna dos poderes e elites
financeiras provocaram diversas reflexões, novos valores tem se estabelecidos,
o dinheiro e o poder passa a ter mais valia que a própria vida, e um aparthaid
é formado entre os que “pisam” e os que são “pisados” colocando pessoas iguais
em planos diferentes. Por conseguinte existe uma falta de ética generalizada em
todos os tipos de relação, o “jeitinho brasileiro” banalizado e até
incentivado, onde a individualidade é apreciada, e o valor coletivo é
menosprezado, o respeito mútuo tende a desaparecer ao passo que cada um busca a
sua própria maneira, independente da forma pela qual possa ser obtida, passando
por cima não mais só de barreiras, mas de pessoas.
Os reflexos são
evidentes, uma onda de violência que se alastra vertiginosamente, chegando aos
mais longínquos lugares, abalando as relações, e o comportamento, exaurindo a
tranquilidade e a paz. Os valores estão deturpados, e a cada dia as pessoas se
tornam mais conscientes de que é errado ser certo como proferiu Rui Barbosa
tempos atrás “(...) de tanto
ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver
crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de
ser honesto”.
2. Professor de Educação Física: .
Família,
Sociedade, Escola, por ordem são as instituições, formadoras, deformadoras e
transformadoras de cada ser, principalmente no período infantil, onde
tecnicamente está dentro dessas três esferas interventivas, sofrendo as
influências diretas diuturnamente da própria família, de pessoas que os cercam
e formam seu convívio social, e na escola, onde são expostas a uma enorme gama
de conhecimentos e também valores, transmitidos por aqueles que dedicam seu
tempo por um ideal transformador, os professores. Concordando com David (2002)
“Para estes movimentos sociais, o educador – cidadão do mundo real – deveria
ser compreendido, antes de tudo, como um profissional da educação com o domínio
dos conhecimentos específicos de sua área e os saberes pedagógicos necessários
para a sua aplicabilidade na escola, respaldado por uma competência política
que assegurasse um agir social com vistas à transformação da realidade como um
todo.”
O professor de
educação física é esse educador também, que detém certo conhecimento na sua
área, e também exerce competência para transformar a realidade, e essa missão
que muitos têm que enfrentar em seus ambientes de trabalho, diante de tal crise
ética, cabe-lhes mostrar novos horizontes, ou reaver e adaptar pontos de vistas
mais éticos e morais. Tal discurso se apoia na crescente necessidade dos jovens
expostos a tais deformidades sociais, que também influenciam outras pessoas ao
passo que também são influenciadas.
3. Educação Básica: .
A educação básica é o primeiro nível
do ensino escolar no Brasil e compreende três etapas: a educação infantil (para
crianças de zero a cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14
anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos). Ao longo desse percurso,
crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o
exercício da cidadania, como aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
A educação
infantil tem como foco o desenvolvimento físico, psicológico, intelectual e
social da criança. As atividades realizadas são um complemento à ação das
famílias e das comunidades, portanto é o alvo principal das transformações,
Fase Sensório Motor e Pré Operatório, conforme sugere Piaget em sua percepção
de idade x aprendizado.
Portanto o
grande foco nessa fase, onde é possível introduzir percepções, valores,
conhecimento que a criança carregará para sempre, desenvolvendo noções de
solidariedade, companheirismo, caridade, tudo estará instalado no subconsciente
de modo que refletirá em todas as atitudes dela no futuro.
O professor de
Educação Física tem muitas ferramentas para interferir no desenvolvimento infantil,
já que propõe atividades físicas que vão além do trabalho do corpo, aliado a
reflexões sensitivas, sinestésicas e emocionais.
3. Referências: .
BARBOSA, Rui. Obras Completas, Rui
Barbosa. Rio de Janeiro: Senado Federal. v. 41, t. 3, 1914, p. 86
BRASIL. Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
BRYCH, F. A
sociedade brasileira passa por uma profunda crise ética e moral – Disponível em
, Acessado em 8 de junho de 2013.
DAVID, N. A. N.
A formação de professores de educação física e as Diretrizes
CurricularesNacionais. Anais da Câmara dos Deputados. Brasília, 2001.
LUSTOSA, H. K. A
crise da ética na sociedade brasileira – Disponível em < http://goo.gl/Aq9Ro>
, Acessado em 11 de junho de 2013.
[1]
Acadêmico de Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de
Santa Cruz – UESC. Sócio proprietário da SiMova Assessoria Esportiva. Email:
alisson.soares@me.com
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