1.2 BRASÃO HISTÓRICO DE OPM

A EDIÇÃO REVISTA E ATUALIZADA - 2023 DO MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL E IMAGEM CORPORATIVA DA PMBA trouxe consigo algumas mudanças significativas nos brasões da bicentenária PMBA. Esta publicação, reconhecida pelo seu valor de utilidade pública, tem como objetivo facilitar a busca por imagens de alta qualidade dos Brasões da Polícia Militar da Bahia. Muitas vezes, essa tarefa pode ser desafiadora, pois essas imagens são amplamente utilizadas pelas unidades policiais, gráficas e na criação de arte. Compreendendo essa dificuldade, assumi a missão de criar vetores dos Brasões das Unidades da Polícia Militar da Bahia e os estou publicando por categorias:

  1. 1.2 BRASÃO HISTÓRICO DE OPM
    1. 1.2.1 Brasão Histórico Regulamentado

    2. Brasão Histórico do 18º BPM
      Brasão Histórico do 18º BPM

      Brasão Histórico do CIPRv.
      Brasão Histórico do CIPRv.

      Brasão Histórico do Esquadrão de Motociclistas Águia
      Brasão Histórico do Esquadrão de Motociclistas Águia
      Brasão Histórico do Esquadrão de Polícia Montada
      Brasão Histórico do Esquadrão de Polícia Montada

      1. 1.2.2 Brasão Histórico Padronizado
      2. a) OPM Administrativas, de Ensino, Grandes Comandos e UOp valor BPM

      3. Brasão. Histórico Padronizado - valor BPM
        Escudo  Penisular  Português,  filetado  de  ouro, Chefe bipartido, tendo à destra, em campo pratea- do, uma pala vermelha carregada com três castelos de prata sobre uma faixa rompida azul, tudo do Brasão  da  Corporação.  À  sinistra,  campo  em vermelho, tendo ao centro duas garruchas cruza- das (Distintivo Básico das PM) em ouro.
        Terceiro campo com fundo azul, composto pelo Distintivo  da  Unidade.  Listel  nas  cores  azul  e vermelho, justapostas, com as inscrições: DESCRIÇÃO ABREVIADA DA UNIDADE ( Ex: 20º BPM) - POLÍCIA MILITAR DA BAHIA - ANO DE CRIAÇÃO DA UNIDADE (Ex: 1996) em ouro. Em cima do escudo, insígnia-coroa fortificada com três torres a cinco ameias, tudo em prata, com portas em estilo gótico, guarnecendo o conjunto, a espada em estilo medieval, com o punho para baixo.
        Brasão Histórico do 20º Batalhão/Paulo Afonso
        Brasão Histórico do 20º Batalhão/Paulo Afonso
        1. b) Unidade com Valor Companhia Independente
        2. Escudo Penisular Português, filetado de ouro, chefe bipartido, tendo à destra, em campo prateado, uma pala vermelha carregada com três castelos de prata sobre uma faixa rompida azul, tudo do Brasão da Corporação. À sinistra, campo em vermelho, tendo ao centro duas garruchas cruzadas (Distintivo Básico das PMs), em ouro. Terceiro campo com fundo azul, composto pelo Distintivo da Unidade. No listel na cor prata, com as inscrições: 
          DESCRIÇÃO ABREVIADA DA UNIDADE ( Ex: 12ª CIPM) - POLÍCIA MILITAR DA BAHIA - ANO DE CRIAÇÃO DA UNIDADE (Ex: 1997), em ouro. Encimado o escudo, insígnia-coroa fortificada com três torres a cinco ameias, tudo em prata, com portas em estilo gótico. As dimensões do conjunto devem obedecer a regra de heráldica que estabelece o seguinte: “A proporção a guardar é que a altura deve ter, a mais do que a largura, uma oitava parte daquela”.*
          *(Mattos, Armando de Manual de Heráldica Portuguesa -1941)


        3. Brasão Histórico do 12ªCIPM/Rio Vermelho









Comentários